ME

sexta-feira, 22 de março de 2013

Almeidão terá Botauto às 17h



O estádio Almeidão para o Botauto. Deois de uma runião comandada pelo procurador geral do Estado da Paraíba, Oswaldo Trigueiro, ficou definido que o jogo entre Botafogo e Auto Esporte será mesmo no Almeidão, domingo, às 16h.
A liberação tem restrições de acordo com os laudos técnicos feitos pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Militar à Federação Paraibana de Futebol e ao Ministério Público.
Apenas 10 mil ingressos poderão ser vendidos por determinação do MP.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) liberou o Estádio José Américo de Almeida Filho, ‘O Almeidão’, após vistoria, para o jogo entre Botafogo e Autoesporte, que acontecerá neste domingo (24), depois que a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do governo do estado se responsabilizou pelo estádio, garantindo ajustes para a partida. A capacidade máxima permitida para o ‘Botauto será de 10 mil torcedores.

De acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Adoção de Medidas de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, promotor de Justiça Valberto Lira, o jogo está liberado com condicionantes. “Dentro das ponderações feitas, os órgãos técnicos liberaram o jogo com algumas condições, como colocar grades de proteção em algumas partes das arquibancadas, além de reforçar a sinalização para a saída. Estamos prezando sempre pela segurança dos espectadores. Este jogo servirá também para avaliarmos as condições do gramado”, afirmou o promotor.
“Todos os estádios da Paraíba têm algum tipo de restrição, então nós estamos tentando defender os interesses do torcedor de forma equilibrada e prevalecendo o bom senso. Não queremos favorecer apenas alguns, mas, sim, proteger os interesses dos torcedores paraibanos, que, sem dúvidas, é o nosso maior bem”, salientou o procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
Estiveram na vistoria do estádio o procurador-geral Oswaldo Trigueiro; o promotor de Justiça Valberto Lira; representantes da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Federação Paraibana de Futebol (FPF); o presidente do Botafogo, Nelson Lira, além de representantes da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB).
A capacidade máxima do Almeidão é de 25 mil pessoas, em condições normais, mas por conta das obras de reformas, vão ser liberados ingressos para apenas 10 mil torcedores. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros farão a segurança no estádio com um efetivo de 130 policiais.
O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, destacou que o Governo do Estado vem estabelecendo um padrão de igualdade entre as cidades e os clubes de futebol. “As mesmas restrições que existem no Almeidão, existem no Amigão, em Campina Grande, então, prezando pelo bom andamento do campeonato paraibano e pela satisfação dos torcedores, estamos fazendo esse esforço em liberar o Almeidão seguindo todas as recomendações e orientações dos órgãos competentes”, explicou.
Tibério Limeira informou que o Governo do Estado investe nas reformas do estádio Almeidão R$ 17 milhões, sendo R$ 1 milhão aplicado no novo gramado com padrão da Fifa. O jogo Botafogo e Auto-Esporte vai servir também para testar o gramado recém implantado. Ele acrescentou que as restrições no Almeidão para o jogo de domingo compreende o isolamento de metade da arquibancada sol, além de uma parte da arquibancada sombra.


A inspeção no estádio teve a participação do procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e do promotor de Justiça, Valberto Lira, que coordena a Comissão Permanente de Adoção de Medidas de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios.
O procurador geral do Estado, Oswaldo Trigueiro comanda a reunião. Foto - Ernane GomesO promotor Valberto Lira confirmou a liberação do estádio para o clássico ‘Botauto’, adiantando que  “os órgãos técnicos aconselharam que parte do estádio está liberada com a capacidade máxima de 10 mil torcedores divididos nas duas arquibancadas”.
O presidente do Botafogo Futebol Clube, Nelson Lira, acompanhou a vistoria e avalia que o bom senso prevaleceu, já que nos demais estádios também há restrições. O dirigente do Botafogo agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pelo esforço que tem feito com investimentos significativos nos equipamentos esportivos da Paraíba. “Mais uma vez solicito à grande torcida botafoguense para aproveitar o domingo nesse grande clássico, nessa reinauguração do gramado do Almeidão”, conclamou.
O assessor jurídico da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Jader Ribeiro Silva Filho, afirmou que a Federação vai acatar a recomendação do Ministério Público Estadual e concorda com a decisão.
A inspeção realizada no final da manhã desta sexta-feira (22) teve ainda a participação de representantes da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba,  Federação Paraibana de Futebol e dirigentes do Botafogo paraibano.
Pelo Crea-PB participou da inspeção o engenheiro civil Corjesu Paiva. O coronel Jefferson Pereira, comandante do Policiamento da Região Metropolitana, representou a Polícia Militar e a tenente BM Briana Oliveira participou da inspeção pelo Corpo de Bombeiros. O diretor técnico da Suplan, Marcelo Cavalcanti, informou que hoje trabalham na primeira etapa das reformas do estádio 45 operários.

Fonte: Só Esporte com Gláucio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário