ME

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Com mais quatro medalhas, Vôlei passa a ser o esporte número 1 em Jogos Olímpicos


JOGOS OLÍMPICOS: Voleibol brasileiro no topo do Olimpo

Com quatro medalhas em Londres, o voleibol passa a ser o esporte brasileiro número 1 em Jogos Olímpicos. Até então empatado com a Vela, com 16 medalhas, o Vôlei figurava em segundo na lista por ter uma de ouro a menos. Agora, aparece absoluto no topo do quadro geral de todas as modalidades.

Com o bicampeonato olímpico da seleção feminina, a prata da seleção masculina e da dupla de vôlei de praia Alison/Emanuel, além do bronze de Juliana e Larissa, o voleibol brasileiro chega a um total de 20 medalhas em toda a história, sendo seis de ouro, nove de prata e cinco de bronze. Destas, nove foram conquistadas na quadra e outras 11, na praia.

Uma rica e vitoriosa história com várias curiosidades e herois. Como Bernardinho, que passou a ser o maior medalhista brasileiro em Jogos Olímpicos, com seis no total: um ouro com a seleção masculina, em Atenas-2004; duas de prata com a seleção masculina, em Pequim-2008 e Londres-2012; dois bronzes com a seleção feminina, em Atlanta-96 e Sydney-2000; além da medalha de prata como jogador, em Los Angeles-1984.

E o que dizer de José Roberto Guimarães, que, não satisfeito com o feito de ser o único técnico em Olimpíadas a conquistar uma medalha de ouro pela seleção masculina e pela seleção feminina, sagrou-se agora tricampeão olímpico, novamente comandando as meninas douradas, numa virada sensacional sobre as poderosas americanas?

E se, até então, o Brasil só contava com Zé Roberto, Maurício e Giovane como únicos bicampeões olímpicos na história do voleibol brasileiro em Olimpíadas, agora mais seis atletas passam a fazer parte desta seleta lista: as centrais Fabiana e Thaisa, a oposto Sheilla, as ponteiras Jaqueline e Paula Pequeno, e a líbero Fabi.
Na praia, o país mantém a tradição de conquistar medalhas. É assim desde que o esporte foi introduzido nos Jogos Olímpicos, em Atlanta-96. Naquele ano, ouro com Jacqueline Silva/Sandra Pires e prata com Mônica/Adriana Samuel. Em Sydney-2000, prata com Zé Marco/Ricardo e Adriana Behar/Shelda e bronze com Adriana Samuel/Sandra Pires. Em Atenas-2004, ouro com Ricardo/Emanuel e prata com Adriana Behar/Shelda. Em Pequim-2008, prata com Márcio Araújo/Fábio Luiz e bronze com Ricardo/Emanuel. Agora, prata com Alison/Emanuel e bronze com Juliana e Larissa. São 11 no total.

A HISTÓRIA BRASILEIRA EM JOGOS OLÍMPICOS
Vôlei - 6 de ouro / 9 de prata / 5 de bronze (20)
Vela - 6 de ouro / 3 de prata / 8 de bronze (17)
Atletismo - 4 de ouro / 3 de prata / 7 dse bronze (14)
Judô - 3 de ouro / 3 de prata / 13 de bronze (19)
Natação - 1 de ouro / 4 de prata / 8 de bronze (13)
Tiro - 1 de ouro / 1 de prata / 1 de bronze (3)
Hipismo - 1 de ouro / 2 de bronze ( 3)
Ginástica - 1 de ouro (1)
Futebol - 5 de prata / 2 de bronze (7)
Basquete - 1 de prata / 4 de bronze (5)
Boxe - 1 de prata / 3 de bronze (4)
Taekwondo - 1 de bronze (1)
Pentatlo - 1 de bronze (1)

TOTAL: 108 (23 de ouro / 30 de prata / 55 de bronze)

Nenhum comentário:

Postar um comentário