ME

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


‘Verão em Ação’ incentiva educação ambiental nas praias paraibanas

O “Verão em Ação”, programa que integra o “Circuito do Sol” do Governo do Estado e que está incentivando a prática esportiva nas praias paraibanas durante a estação mais quente do ano, realiza também um trabalho de conscientização entre os jovens praticantes. Nesse domingo (22), a convite da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), uma equipe técnica de educadores ambientais da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) esteve na praia de Lucena e fez o recolhimento do lixo descartado no local.

Durante a visita à praia, a equipe técnica conscientizou a população, mostrando o processo de construção de soluções visando um meio ambiente saudável. De acordo com o titular da Sejel, Fábio Maia, a Sudema presta um excelente serviço ao enviar equipes às praias que sediam o projeto. “Se o ‘Verão em Ação’ está reunindo vários jovens pelas praias da Paraíba para que pratiquem esporte, nada melhor do que eles serem educados a recolher o lixo para o ambiente ficar limpo e saudável. Isso mostra a preocupação do Governo em conscientizar as pessoas”, comentou Fábio Maia.

“Nossa Praia” – O projeto “Nossa Praia” foi desenvolvido pela Coordenação de Educação Ambiental da Sudema, e tem como proposta envolver as prefeituras e a comunidade em geral. A metodologia para alcançar esse objetivo envolve a capacitação de agentes multiplicadores municipais, por meio de oficinas e palestras, objetivando estabelecer mudança de hábitos em relação à disposição do lixo nas praias.

O “Verão em Ação” se encerra no dia 11 de fevereiro, com escolinhas e prática livre, e envolve nove praias do litoral paraibano, disponibilizando oito modalidades esportivas.

Apoio – As federações de esporte amador da Paraíba apoiaram o trabalho realizando pela Sejel em conjunto com a Sudema, de misturar o esporte à educação ambiental. O presidente da Federação Paraibana de Beach Soccer, Ailton Cavalcante, destacou que nunca aconteceu um projeto como este no Estado. “Já participamos de inúmeros eventos nas praias do litoral paraibano, mas o ‘Verão em Ação’ deixa claro que o esporte está diretamente ligado à preocupação com a conduta do jovem”, observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário